quinta-feira, 5 de abril de 2007

A Internet no Brasil

A Internet chegou ao Brasil através do professor da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Oscar Sala, em 1988. Ele almejava colocar a USP em contato com instituições de outros países através de uma rede de computadores. A partir de então, a USP se conectou pela primeira vez com o Fermilab, laboratório de Física de Altas Energias de Chicago, nos EUA.

O serviço foi inaugurado oficialmente em 1989 e, em 1991, já conhecido como Internet, liberado para outras instituições de ensino e de pesquisa. Em 1992, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) assinou um convênio com a Associação para o Progresso das Comunicações (APC) liberando o uso da Internet para ONGs. Ainda no mesmo ano, o Ministério da Ciência e Tecnologia inaugurou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Em 1993, ocorreu a primeira conexão 64 Kbps à longa distancia, estabelecida entre São Paulo e Porto Alegre. Mas um ano importante para a proliferação da Internet no Brasil foi 1995, pois os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia criaram, por portaria, o provedor de acesso privado à Internet e liberaram a comercialização no país.

O aumento no número de internautas brasileiros é uma prova do sucesso da rede mundial de computadores no Brasil.

Em 1999, o número de internautas era superior a 2,5 milhões. Segundo o Ibope, o país contava com 7,68 milhões usuários de Internet em 2002. Hoje, o país se aproxima dos 30 milhões de indivíduos com acesso direto à rede e conta com 18,3 milhões de computadores pessoais. O número de internautas representa 17% da população, ou uma em cada seis pessoas, sendo 53% de homens e 47% de mulheres. O brasileiro navega uma média de 14 horas e meia por mês. Cinco milhões de pessoas utilizam banda larga e quase 50% deles acessam serviços bancários on-line, índice acima do constatado em países como Alemanha (41%), Reino Unido (38%) e EUA (29%).[1] [...] Conforme dados da AOL/RoperASW, do Ibope e da Receita Federal, 29% dos internautas procuram emprego por meio da rede, 50% planejam férias com a ajuda de sites, 58% organizam eventos sociais, 50% acessam serviços bancários, 69% realizam pesquisa de preços, 3,6 milhões de pessoas fazem compras e 20 milhões declaram o Imposto de Renda via Internet.[2]



[1] TECNOLOGIA. Internet 10 anos. Anos 90: o desenvolvimento da Internet no Brasil. Portal Terra. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2006.

[2] _____ Anos 00: empresas virtuais, Nasdaq e a Bolha. Portal Terra. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2006.